quarta-feira, 7 de março de 2018

DiVersos - Poesia e Tradução 27


“DiVersos – Poesia e Tradução” n.º 27 – março de 2018-03-09

«Oito poemas meus publicados em papel já circulam no número 27 da revista DiVersos, com distribuição em Vila Real, Porto, Coimbra, Lisboa, Nova Iorque e Praia. Estou em silêncio grato, pequenino, ao lado de nomes como Hermann Hesse e Wisława Szymborska!

Um dos poemas é:
DIA DOS MORTOS
Para escrever poemas é preciso tanger a vida. Sem que baste quase beijá-la. Há que aceitá-la na distância certa. Como deus. Agora arrependi-me e este trilho tem mais quilómetros. Mas vê lá, secalhar deus seja a vida. Vê lá. Ambos se dão a conhecer a quem os procura. Pelo menos um vislumbre. Vê lá.
O poema, uma vez alado, emerge no mundo e só alguém como tu o acolhe, invisível. Um pouco como a oração. Sempre gostei de montanhas, vê lá não me queiras acompanhar. Mas já que aqui nos encontramos, diz-me, acolhes este poema no silêncio absoluto do universo?
Eu, que não sei cantar, sequer escrever bons títulos, fascina-me alucinar o infinito. Por exemplo, alguém que amamos, que morreu, de quem a mão sentimos a aproximar de nós agora.» 
José Pinto

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível os seguintes números: 16, 17, 21, 24, 25]

Sem comentários:

Enviar um comentário